Assinatura RSS

Arquivo da categoria: tipografia

Logotipo ou Logomarca?

Publicado em

Vire e mexe fuçando em sites sobre design encontro esta discussão. Logotipo ou logomarca? Hoje procurando material para a Engrenagem Coletiva encontrei esse ótimo texto escrito pelo Gilberto Alves Jr.

Para quem ainda tem duvida sobre essa questão leia isso, após sua explicação acredito que não resta mais duvida né?

Os Termos Corretos Para o Design Brasileiro.

O design é uma profissão nova e por isso padrões ainda não existem ou estão sendo produzidos e difundidos. Não temos padrão para quase nada, desde salário até saber o que é e o que deixa de ser a profissão. Entre esses padrões que ainda não existem, está o padrão terminológico. Em profissões antigas os termos estão bem claros e não há dúvidas sobre eles, mas no nosso caso, sempre temos que estudar um termo novo para verificar se a utilização dele é correta ou não.

Justamente por causa dessa falta de paradigmas alguns profissionais e professores utilizam e difundem termos que não são os melhores para determinados objetos. Um deles e talvez o mais polêmico é o logotipo.

Vira e mexe temos a mesma discussão sobre esse termo, não só aqui na [dG] mas também nas agências, com os colegas, com clientes etc. Por isso eu penso que seja muito importante sermos bastante sérios a este respeito, para o bem e o crescimento dessa profissão. Então vamos analisar alguns termos e sua raiz etimológica para ver se estão corretos ou são só vícios de linguagem.

Logomarca, um erro.

Muito utilizado principalmente por publicitários e marketeiros, este termo tem se difundido também entre os profissionais do design para se referir ao logotipo. Muita gente diz que está errado, outros dizem que está correto, alguns defendem o neologismo, outros afirmam que é uma aberração, mas só a pesquisa nos trará luz à questão.

Logomarca como neologismo.

Neologismo é a criação de um nome novo para alguma coisa, ou um novo significado para um nome velho. Para que a “logomarca” seja um neologismo, temos que admitir que é um termo novo ou que é um termo antigo que está sendo tomado por um novo significado. Sim, admito que “logomarca” é um termo novo, mas isso não significa que seja correto empregá-lo como sinônimo de logotipo. Qualquer palavra pode ser um termo novo para algum objeto, desde que o povo a utilize para este mesmo objeto ou sentido. Mas isso não significa que esteja correto. A menos que seja uma forma conotativa da palavra, o que não é o caso da logomarca, desde que este termo é utilizado para um único tipo de objeto e significado. Então, não podemos aceitar o termo logomarca simplesmente por ser um neologismo.

Sentido etimológico do termo.

O termo logomarca é formado pela união de “Logo” e “Marca”.

Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço ainda o conceito de Logos dizendo que o termo “palavra” puro e simples no grego é Lexi.

Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado. E mesmo no português, e no uso moderno da palavra marca significa tudo aquilo que uma empresa representa. Sendo assim, logomarca é um termo redundante: significado do significado. Assim vemos porque não podemos utilizar este termo para falar sobre um Logotipo.

Logotipo, um possível padrão.

Nunca vi absolutamente ninguém dizer que este termo está errado. Mas mesmo assim, vamos analisá-lo para ter certeza disso. Esta palavra é formada pela união dos termos “Logo” e “Tipo”. “Logo”, como já foi explicado, significa o conceito, idéia ou significado de uma palavra.

Tipo, do grego týpos. Em inglês traduzimos para type, que para o português significa tipo, gênero; figura; sinal, símbolo; modelo, amostra, maquete. É aí que mora o perigo: é muito mais difícil estudar qualquer assunto em português do que em inglês porque temos muitos significados para uma mesma palavra. Tipo neste caso significa um sinal ou símbolo, uma figura, um desenho. Exemplo: as vogais como “a”, são tipos (símbolos gráficos) dos sons que emitimos.

Para este mesmo termo, temos ainda dois outros correspondentes em grego. Se você procurar um bom léxico inglês-grego, e procurar o termo logotype (tudo junto, não um depois o outro) você vai ver que symplegma e logotypos têm o mesmo significado já explicado acima. Aliás, poderíamos mesmo adotar como um neologismo o termo “symplegma”. Imagina só o seu diretor de arte dizendo: “hum, esta symplegma não está como o cliente pediu”!

Sendo assim logotipo é: o símbolo visível de um conceito. Este termo é perfeito para o que ele significa pois é justamente o que fazemos. Temos uma empresa cliente que nos dá um conceito (logo) a trabalhar, e nós somos incumbidos a fazer um símbolo gráfico (tipo) para este conceito. Este tipo pode ser somente um desenho, sem nenhuma letra para se ler, ou somente as letras do nome da empresa mas desenhadas de forma que mostrem o conceito. Ou pode ser um desenho e o nome da empresa, juntos, mostrando o símbolo gráfico de um conceito ou logotipo.

Sinal gráfico, uma alternativa coerente.

Alguns mestres de programação visual e outros profissionais estão trazendo este novo termo, este sim um bom neologismo, para o meio. Sinal, do latim Signum, significa tudo que faz lembrar ou representar alguma coisa, ou seja um significado ou conceito.

Gráfico, do grego Grafikos, significa alguma coisa colorida, pintada, desenhada, uma representação visual de algo. Seria um sinônimo de typos, porém com uma conotação de cor, colorido e menos de um símbolo gráfico, ainda que tendo sim este significado. Sendo assim, sinal gráfico significa também: o símbolo visível de um conceito.

Identidade visual, muito bom se usado corretamente.

Este é outro termo utilizado por alguns designers, tem um significado bem claro e objetivo. Identidade é o conjunto de peculiaridades de uma pessoa, coisa ou empresa. Visual, o que se pode ver. O problema desse termo é que ele não enfoca o conceito, a idéia, a palavra. Mas significa, no ramo do design, as peculiaridades gráficas de uma empresa. Essas individualidades visuais são muito mais abrangentes que somente o logotipo, pois abrangem o site, os cartões de visita, os carros, uniformes, enfim, todo aparato visual de uma empresa.

O termo correto, sempre!

Como já disse, somos já membros de um corpo de profissionais que sofrem bastante com a confusão que a sociedade ainda faz conosco, por ser o design uma profissão nova. O mínimo que podemos fazer é ser coerentes ao falar de um dos mais importantes ramos de atividade do design que é a logotipia.

Abraços,

por: Gilberto Alves Jr.

Saco?

Até a próxima!

Rock in Rio! Perai “ROCK” in Rio?

Publicado em

Howdy!

E ai cambada! Como estão passando?

Olha que bom eu já estou quase 100% uhuu \o/, e é quase, nem por exorcismo isso tá saindo de mim hahaha.

Enfiiim, vamos falar no que interessa ROCK IN RIO! Toda vez que eu ouço falar de Rock In Rio me dá tremedeira. Fico pensando nas primeiras edições, e se dizem que o tempo faz bem para as coisas, com certeza o Rock In Rio não entra nesse ditado.

Olha estou generalizando tá, não digo que não tenha coisas boas (não são boas para mim, pelo menos a maioria tipo uns 90%) o que quero dizer é que o festival se chama Rock In Rio, ROCK! Porque céus há uma tenda de eletronica no ROCK IN RIO, porque SHAKIRA, IVETE SANGALO, CLAUDIA LEITTE e GLORIA (<- Este tenta ser rock haha) vão tocar no palco principal do ROCK in Rio?

Não entendo algumas coisas, pra que manchar o nome de um festival? Podia mudar né? Algo tipo Se Fode In Rio, Não É o Rock In Rio, quem sabe Festival de Verão (Só que no Rio) algo assim.
Esse ano temos 3 festivais de musica que estão em destaque, “Rock” In Rio que está tomando 80% das atenções, temos também o SWU que acredito que ainda não tenha divulgado sua line up porque não tem bandas de “peso” como o festivalzinho mencionado anteriormente. E temos também o Planeta Terra, que apesar de sempre trazerem uma ou duas bandas de nome, é um festival que fica mais em destaque no mundo underground.

Eu sinceramente acho desnecessário um SWU esse ano, pra que??? Cancela, joga pro ano que vem, mas nãoo assim não ganhará dinheiro, ops, eu disse dinheiro? Na verdade quis dizer que assim não passará seu idealismo sustentável, uhum pode apostar que sim.

Minha opinião sobre as atrações que temos?

Gostosinhas (Kate Perry, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Shakira): São gostosinhas! Agora pagaria R$200,00 só pra isso?

Bandas brasileiras: Tem algumas muito boas, que eu adoro como Paralamas, Titãs, Pitty, Marcelo D2 e por ai vai, mas não preciso ir até o Rio para ve-los.

Red Hot Chilli Peppers: É uma ótima banda, gosto muito deles. Mas assim os caras não mandam tão bem ao vivo para que eu saisse de São Paulo e gastasse uma bica só para ve-los.

Snow Patrol: Conheço bem pouca coisa, é uma banda legalzinha, mas se Red Hot não me atraiu não vão ser eles que vão fazer isso.

Elton John: O cara é foda, esse é um cara digno de Rock In Rio, faz parte da história do Rock. Mas não faz parte da minha praia musical.

Motorhead: Demais também, mas o mesmo comentário para o Elton John vale para eles.

Slipknot: Acho muito bom o som dos caras, mas gosto de um rock menos gritado, mesmo assim reconheço e respeito o som dos caras, essa tem o selo Rock In Rio.

Metallica: Nunca vi, adoro Metallica mas confesso que o que me fez gosta mesmo deles, foi o album Metallica e Synphonica. Mas os “hits” se é que pode se chamar disso, são demais. Iria ver Metallica com certeza (se fosse aqui).

Lenny Kravitz: Sem muito o que falar, esse tem o selo Rock In Rio, estava no ultimo, tem um som legal tem o direito de estar lá sim.

Coldplay: Uma banda sem muito sal, tem um som bacana acho que pra um festival que toca Gloria em palco principal (não estou comparando) com certeza tem espaço pra eles.

Evanescence: Decidiram ressucita-los ( depois de tanto Bring me to life) só pra fude com o line up desse Rock In Rio. Não tem tanta musica deles pra tocar, preferia Nightwish haha.

Guns And Roses: A história do Guns é a mesma do Rock In Rio, a unica coisa que é igual ao que era é o nome. Quem vai ver Guns, vai na verdade ver um show de encenação de Axl Rose, triste.

Agora essa banda vale o festival todo, System of a Down! Os caras se meteram na pior furada de todas! Ultimo dia miado de “Rock” in Rio, que vai ter um monte de fãs de Restart por causa do resto dos shows. Mas enfim System é System e por eles eu enfrentaria todas as outras coisas do dia

Não comentei sobre algumas coisas, tem coisas que valem a pena falar (musica nova brasileira) mas fica para uma outra oportunidade.

Enfim, esse festival para mim é #fail mas de qualquer jeito está esgotado, o que os caras queriam $$$ eles conseguiram agora resta esperar os depoimentos sobre ele.

Boa viagem e bom show para quem for. Se eu não for no System esperarei ansiosamente uma nova oportunidade.

E para não perder o costume, duas artezinhas que fiz.

A arte acima foi um teste de pintura, dando uma sensação de 3D, a de baixo também na mesma pegada de pintura digita, segundo minha amiga Katia haha é um ursinho do mal, mas na verdade era para ser uma árvore com um formato humano no meio de uma floresta devastada. Mas podemos pensar também que é um urso, simbolizando que sem a sustentabilidade não haverá um mundo para as crianças da próxima geração, mandei bem heim! haha. E continuamos estudando.

Até a próxima galera e não deixem de comentar sobre os festivais, se vão, ou falem o que quiserem rs.

Abraços!!!

Tipografia: Molotov BR

Publicado em

Boa noite galera!

Hoje estou entreiando a nova cara do meu blog! Fazia um tempo que eu estava cansado do meu tema, e hoje apareceu um que caiu como uma luva, eu particulamente adorei a cara nova e vocês o que acharam?

Hoje recebi visitas de uma galera de fora, e uma me falou que não conseguiu ler o post porque estava em português, então estou passando para o inglês todos os posts, essa era uma repercussão que eu não esperava. Muito bom!

Estou postando aqui  uma ilustração que eu fiz para o brother @Palhacitos, Ele fechou parceria com algumas pessoas e estão criando uma marca chamada Molotov BR (clique no nome para entrar no site).

Até o final da semana prentendo voltar com o site fernandosantosa.com.br, se tudo funcionar como o planejado ele estará na ativa. Continuo trabalhando no projeto do coletivo, a comunicação já está sendo feita, logo postarei falando detalhadamente sobre o projeto. E tem também a animação que falta finalizar o trabalho nos personagens principais.

Amanhã provavelmente tenho algo sobre isso para postar.

Entrei ontem em um blog que chama Loucuras da Mente de um Biscoito que é escrito pela @rebiscoito vale a pena dar uma lida, e também o Blog do brother @ma_coleto o Visão Distorcida. Os dois vocês encontram na minha páginas inicial nos links.

Bom, por enquanto é isso moçada! Desejo a todos umas ótima semana e positividade pra todo mundo.

Abraços!